segunda-feira, 20 de abril de 2009

O uso da tecnologia como recurso atrativo a educação

A comunicação como processo de interação social passa por mudanças e evoluções e com isso surgem obstáculos a serem ultrapassados, medos a serem superados, primordialmente no âmbito educacional. A educação atualmente passa, de acordo com LÉVI 1996, por um choque informático e suas estruturas econômica, social e cultural andam profundamente abaladas. No entanto percebemos que o constante desenvolvimento de equipamentos e programas destinados à simulação faz com que seja possível, hoje dar ao aluno a sensação de estar em outra realidade, em uma rede virtual. O virtual trata-se claramente de uma revolução, uma alteração radical na forma de conceber o tempo e o espaço ao interessado. Este trabalho tem como objetivo primordial conduzir o uso da tecnologia como recurso atrativo no cotidiano escolar, buscando fazer um estudo sobre as novas tecnologias enfatizando orientações. Como metodologia são sugeridas algumas abordagens na busca da atualização pedagógica, mostrando estratégias para o coordenador e/ou professor de como manusear ou aplicar está ferramenta tecnológica no ambiente escolar. E para que esse perfil seja modificador são necessárias estratégias de ações inovadoras, e profissionais capacitados, comprometidos com a educação. Portanto o aperfeiçoamento do profissional depende primeiramente do seu interesse interior para aprender, aperfeiçoar, inovar e modificar suas estratégias metodológicas no dia-a-dia.

Palavras chaves: ações inovadoras, aperfeiçoar, modificar.

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO



A tecnologia vem ocupando cada vez mais seu espaço no ambiente educacional. Com esta visão, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA (2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.”
Dessa mesma forma devemos entender a Informática, não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. E sim um recurso atrativo no cotidiano escolar.
E neste site poderá encontrar mais indicações de sites educativos: http://www.inforaula.webs.com